O Vale Maldito

A maldição dos Botocudos

Dizem que o Vale Maldito, era o  paraíso dos índios Botocudos que fora
perdido.
Os velhos contadores de “causos” da região, cheio de jargão, não saciavam os seus ouvintes - pois sempre deixavam  um vão  nas entrelinhas, e assim ...

Faltando sempre o  luminar do saber.

Pois  bem meu caro leitor, pelas  “amostras” que colhi na região,  posso dar-lhes um pequeno resumo dessa epopeia.
Antes da  colonização portuguesa, a região que é estendida de  Sorocaba á Botucatu - era habitada pelos  Botocudos -  Índios arredios, de porte avantajado que diferenciavam-se da maioria das outras tribos do pais.
O caminho do Peabiru -  relatado por muitos historiadores, fora realmente o caminho traçado por esses índios que usavam essa via para suas necessidades. 
Vindos de Santos e seguindo a referida trilha, aprofundavam se  através de cavernas na região de Bofete-SP - donde em canoas, partiam nas  águas do Aquífero Guarani até o Peru.

Essa maravilha foi interrompida com a chegada dos Bandeirantes. Vendo que aquela tribo era hostil, sentiram-se limitados  de prevalecerem  na região -   assim, decretaram a exterminação daqueles que lhes frontavam.
O extermínio se fez presente.

Dizem que os Bandeirantes, os "Capitães do mato" não escolhiam na hora do massacre - índias e pequeninos curumins eram igualmente atravessados pelas lâminas dos floretes que empunhavam.
Assim surgindo a maldição do Vale...

Ao verem os seus entes serem dizimados, os Botocudos que restaram e diga se de passagem foram poucos  -  Sentiram  que não havia mais nada a fazer   naquele território invadido  pelos  "diabos brancos" .   Obrigaram se a aprofundar mais ao horizonte; donde se concentraram próximo ao Estado do Paraná .
Lá fizeram um ritual de maldição...


Reza a cartilha dos Botocudos que essa região, onde passa o Aquífero Guarani, um dia  será submersa.  Nas águas do aquífero será lavado todo o sangue derramado e também as almas dos descendentes daqueles que os destruíram . Quem habitar  o vale da maldição não será poupado.
               
  Diz ainda que ha de ser tão fina a camada onde caiu o sangue, especificamente nas imediações de Bofete á  Botucatu-SP - que não restará nada além do cristalino das águas do Aquífero.
                   O sangue deve regressar a sua origem através das águas subterrâneas, para a purificação das almas.

Quem viver verá!
                                                                                                      Conto/Arte: P.O.L         


                                                                    Publicação Revista: Alluminatus/ 30/11/2009/ Lafay     
                                                                                   

    

Comentários

  1. Quem sabe. Tudo é possivel. Índios e pretos nas américas são descendentes das tribos de Israel.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Visited